BURITI DOS LOPES: Uma nova disputa entre mulheres pela Prefeitura pode se repetir em 2028



Fazendo uma pequena reflexão diante dos acontecimentos na pequena cidade de Buriti dos Lopes, é possível perceber e prever que são essas três mulheres que mantêm sua influência junto à política buritense, portanto com base nessa visão momentânea, é previsível imaginar que se o cenário permanecer como estar, essas personalidades encontradas serão as possíveis candidatas próximas à Prefeitura da cidade

Com a recente saída da vereadora Deusa da Colônia (PMDB) do grupo da Gestão Municipal, e notório dizer que quem mais se beneficia a curto prazo é a ex vereadora e também, ex candidata a Prefeita Jaqueline Brito PT, mas também, a mesma, terá que se manter em alerta, pois Deusa pode acabar se sobressaindo politicamente .

A seguir, analisaremos quais os benefícios e riscos para os futuros interesses de Jaqueline Brito nas eleições municipais de 2028 em Buriti dos Lopes. 

Deusa de Moraes e Jaqueline Brito 

BENEFÍCIOS 

Possibilidade de Aliança Estratégica

Se Jaqueline conseguisse atrair Deusa para uma aliança, ela teria acesso a um novo contingente de candidatos e apoio político, dado o capital eleitoral de Deusa, que tem forte presença na cidade. Além disso, Deusa poderia trazer aliados e lideranças que apoiassem sua postura política, ajudando Jaqueline a consolidar uma base maior.  Essa união poderia unir forças de oposição ao grupo de Júnior Percy, criando uma frente forte para 2028, colocando talvez um quarteto de mulheres ( Laura e Ana versus Jaqueline e Deusa ), rivalizando politicamente.

Jaqueline Brito, ex-vereadora 

 ■  Fortalecimento natural 

Um(a) ex-candidato(a), que se posicionar bem, pode criar um discurso que agregue os insatisfeitos com a gestão atual e, ao mesmo tempo, oferecer uma alternativa a quem está buscando renovação política .

Além do mais, o enfraquecimento do grupo da Situação pode deixar Jaqueline como a principal força de oposição em 2028, especialmente se ela tiver uso do descontentamento dos participantes com a saída de Deusa e outros políticos do governo. Além disso, uma divisão no grupo governista pode enfraquecer o apoio popular a um possível 2° mandato da atual Prefeita Laura Rosa PP, dando a Jaqueline uma chance maior de conquistar naturalmente o eleitorado indeciso ou desgostoso com a política atual.

Laura Rosa, Prefeita de Buriti dos Lopes 

  Enfraquecimento do Apoio ao Grupo da Atual Gestão 

Caso Deusa busque uma candidatura independente ou se posicione como uma figura de oposição, isso pode enfraquecer ainda mais a base de Júnior Percy e seus aliados, o que deixaria espaço para Jaqueline Brito crescer como a única alternativa viável ao grupo de Júnior Percy.

Apoio aos descontentes 

Jaqueline pode se destacar ao criar um discurso de renovação e união, atraindo não apenas os representantes tradicionais de Percy, mas também aqueles que buscam alternativas à política atual e que se sentiram traídos pela divisão interna do grupo governamental.

Temos que levar em consideração também que, a força do grupo da atual Gestão depende muito da reeleição do Senador Ciro Nogueira PP e de uma eleição bem sucedida de Júnior Percy para deputado estadual no ano que vem.

Rafael Fonteles e Deusa de Moraes 

POSSÍVEIS RISCOS 

 ■ Possível rivalidade com Deusa de Moraes

Se Deusa decidir se lançar como candidata a prefeita ou como uma líder significativa da oposição, ela poderá se tornar uma concorrente direta de Jaqueline Brito. Nesse caso, Jaqueline teria que enfrentar uma disputa interna na oposição, o que poderia dividir os votos que antes poderiam estar concentrados nela.

A ascensão de Deusa como líder de oposição poderia gerar uma rivalidade política direta, especialmente se Deusa já tivesse capital eleitoral suficiente para atrair participantes do campo de Jaqueline. Isso pode levar a uma fragmentação do voto de oposição, enfraquecendo a candidatura de ambos.

Se Jaqueline não tiver importância sua liderança, uma disputa entre ela e Deusa pode enfraquecer a oposição e resultar em uma vitória do grupo de Júnior Percy, caso este consiga se reorganizar e manter a unidade entre seus apoiadores.

Devemos analisar que uma possível união entre as duas (Jaqueline e Deusa) pode gerar desconforto, gerando descontentes dentro do próprio grupo de Jaqueline, caso aliados outros vejam isso como uma mudança de rumo ou uma tentativa de "mudar as regras" do jogo político local.

  Retorno de Deusa de Moraes à sua antiga base

Para finalizar, uma possível eleição vitoriosa de Júnior Percy para deputado estadual em 2026, poderia ter impactos numa reaproximação de Deusa de Moraes ao seu antigo grupo, gerando desgastes e causando uma debandada no grupo de oposição no qual ela estava se integrando.

Jaqueline, Laura e Deusa

Concluindo o que todos os leitores já perceberam, fica claro que no momento estas talvez seriam as possíveis lideranças que seriam as mais indicadas para brigar para permanecer ou conquistar a Prefeitura de nossa cidade.


Opinião: PortalIntervisão 






Post e Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem